junho 07, 2012

''Ajudando ao próximo'': Probleminhas com as unhas!


Unhas que não crescem, quebram o tempo todo ou descamam nas pontas muitas vezes estão relacionadas ao uso de produtos muito fortes, como detergentes ou solventes. Se esse não é o seu caso, fique atenta à alimentação: unhas fracas podem denunciar falta de proteínas, vitaminas ou sais minerais, anemia e até desnutrição.
Aliás, as unhas podem dizer um monte de coisa sobre você, sabiam? Vejam o dicionário abaixo:
Manchas brancas
Normalmente é resultado de traumas, mas se as manchas forem acompanhadas por espessamento, pode ser sintoma de micose. Calma que tem cura: pra isso, tem que procurar um dermatologista.
Descolada
Você deve estar twittando muito ou passando tempo demais no msn. Sim, bater ou atritar as unhas, como a gente faz quando está digitando, podem acabar descolando a sua ponta. A culpa também pode ser do uso de removedores, sabões e detergentes fortes, que facilita a instalação de bactérias e fungos. 
Amarelada
Pode ser causada pela ingestão de algum remédio ou mesmo por contato com produtos de cor forte, como autobronzeadores. Quem come muita cenoura, mamão ou outros alimentos laranjas ou verde-escuros também pode ter a cor das unhas modificada por causa do pigmento dessas frutas e legumes.
RachadaPode ser indício de anemia, problemas de tireóide ou resultado de dietas malucas. Unhas com uma rachadura central, que vai da base à ponta, têm podem estar associadas a má formação congênita ou mesmo a traumas sofridos na raiz. Nada de mais: se incomodar muito, apele para unhas postiças.
Ondulada
Em geral, não tem a ver com doenças. O mais comum é que a ondulação seja resultado de um trauma – como batida ou um apertão na gaveta. Se atingir a parte visível da unha, a ondulação desaparece conforme ela cresce. Se a lesão for bem onde a unha se forma (atrás da cutícula), a deformação pode ser permanente. Nesse caso, não há muito o que fazer…

Nenhum comentário:

Postar um comentário